domingo, 26 de fevereiro de 2012

Idealismo Epistemológico e Idealismo Metafísico

Idealismo metafísico - o sujeito no ato de conhecer cria a própria realidade. A ideia produz o real (material ou espiritual). 
Analogia: Na religião cristã: Deus cristão é uma entidade espiritual que cria a realidade com determinada ordem e sentido...

Neste tipo de idealismo a consciência não cria só o objecto "para nós" como algo distinto da realidade (isso é o idealismo epistemológico como o do Kant), cria a realidade em si. 
Ou seja, a realidade não é independente da consciência. Em termos práticos: o fundo branco desta página existe enquanto a representamos no nosso intelecto e não existe fora dessa representação, não só o branco, mas a própria página.

Isto é diferente do idealismo epistemológico  - a página branca que representamos é-o porque a compreendemos como branca, por que lhe atribuímos a categoria de brancura, por que a vemos como branca, sendo que o branco resulta do nosso olhar e não da coisa. A coisa "em si", a página "em si" não sabemos como é, é desconhecida. A realidade em si, que não é dada à consciência ou que é transcendente aos processos humanos de conhecer (sentidos e razão + imaginação) não é nunca objecto - ObjEcTUM. percebido!???? 

Por isso é que Platão não é um idealista - para Platão a realidade das ideais existe independentemente da consciência e do conhecimento.



1 comentário:

  1. Quero só dizer que foi esclarecedor quanto a questão do idealismo criticado por Nietzsche.

    ResponderEliminar